Visite nossa página Facebook da AUMA

Quem somos

A Associação de Pais e amigos dos autistas de Piracicaba – AUMA está localizada na rua Leontino Boscariol, 70 - Bairro Morumbi - Piracicaba/SP, CEP 13420-340. Foi fundada legalmente em 30/06/1999, com número de CNPJ 03.367.523/0001-69, tendo como representante legal o Sr. Sinivaldo Pinto da Silva.

A AUMA é uma Associação sem fins econômicos, que presta assistência, promove e incentiva pesquisas e estudos sobre “Autismo” bem como desenvolve programas de amparo, ajuda, adaptação, reabilitação e integração social.

Com a necessidade de um atendimento específico para seus filhos, um grupo de pais e amigos dos Autistas da cidade de Piracicaba se uniu para organização de um órgão especializado no atendimento das pessoas com autismo, pois tinham que levar seus filhos para Entidades de outras cidades.

O grupo fundou a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba- AUMA em 30 de junho de 1999. As instalações foram adaptadas para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com autismo. A entidade entrou em funcionamento em junho de 2000.

A Entidade é referência no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, atendendo a cidade de Piracicaba e região (Saltinho, Rio das Pedras e Charqueada).

Hoje a Associação atende a 70 beneficiários de 05 a 40 anos, e conta com uma equipe de profissionais que é referência no atendimento de indivíduos portadores de autismo, envolvendo a cidade de Piracicaba e cidades vizinhas, tais como Saltinho e Rio das Pedras.

O funcionamento é diário, de Segunda à Sexta-feira, das 08:00 ás 12:00 hrs e das 13h00 às 17h00.

Público-alvo atendido pela Instituição

Público Atendido Faixa Etária Quantidade Atendida
Crianças e Adolescentes diagnosticados com autismo À partir dos 05 anos 40
Pessoas com Autismo em idade adulta (18 a 59 anos) ** 30
Famílias de pessoa com autismo ** 100

Como já previsto, o Autismo é pouco conhecido e compreendido dentro da sociedade e com frequência somos procurados por pessoas, em geral famílias de autistas em busca de orientação, o que demonstra a existência de falta de atendimento apropriado. Constata-se também um complicador que é o estigma atribuído de serem incapazes de conviver socialmente, devendo, portanto, serem atendidos de forma isolada.

Todo este quadro é muito complexo e delicado, por isso, clama por uma intervenção correta e comprometida. Felizmente se une a ele a determinação da AUMA em contribuir positivamente para alterar o conceito que se tem sobre o Autismo, a vida da pessoa com autismo e de sua família em nossa cidade e região.

Atualmente o perfil da população atendida pela instituição é de 70 autistas à partir dos 5 anos de idade. A necessidade da estimulação para o desenvolvimento da pessoa Autista torna-se imprescindível para sua futura independência e socialização, sendo assim, contamos com uma equipe multidisciplinar para que esse acolhimento ocorra da maneira mais completa possível.

A missão da AUMA

Nossa missão é acompanhar e assistir pessoas com autismo e suas famílias, oferecendo suporte multidisciplinar, visando à redução dos níveis de dependência e sua integração na sociedade e contribuir para que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja mais compreendida e derrubando os preconceitos existentes.

Visão

Promoção, desenvolvimento e inclusão social de crianças e adultos com TEA (Transtorno do Espectro Autista); além de difundir conhecimento e informação sobre o tema.

Localização

Rua Leontino Boscariol, 70

Morumbi - Piracicaba/SP

CEP 13.420-340

Telefone

(19) 3424-1979

(19) 3927-1980