Visite nossa página Facebook da AUMA

Autismo

De acordo com Gauderer (1997), o autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave durante toda vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de cada cinco mil nascidos e é quatro vezes mais comum entre meninos do que meninas.

O autismo foi inicialmente descrito por Leo Kanner em 1943, caracterizado pela tendência ao isolamento; às dificuldades na comunicação; os problemas comportamentais e as atitudes inconscientes.

A área de comunicação é bastante afetada, uma vez que, há problemas de interação social, os prejuízos desta área variam. Em alguns casos, ocorre a ausência da comunicação verbal e nos indivíduos com fala; a conversação pode ser repetitiva e estereotipada, ou seja, quando estabelecida, apresenta-se repetição de frases ou palavras, fenômeno denominado de ecolalia.

Os comportamentos são comprometidos, uma vez que, apresentam-se estereotipados e com padrões restritos, ou seja, rituais, rotinas não funcionais, “maneirismo” motores (dedos/mãos, “flapping” ou movimento com o corpo). Portanto, se faz necessários estudos individualizados de cada caso, uma vez que, as características e intensidade variam em cada pessoa com autismo.

Localização

Rua Leontino Boscariol, 70

Morumbi - Piracicaba/SP

CEP 13.420-340

Telefone

(19) 3424-1979

(19) 3927-1980